MÊS DE OFERTAS ESPECIAIS E FRETE POR NOSSA CONTA!
MÊS DE OFERTAS ESPECIAIS E FRETE POR NOSSA CONTA!

DESPACHO POSTAL, O QUE É E COMO FAZER?

O que é?

Não é frete nem tributo. O Despacho Postal é o valor pago aos Correios pela prestação dos serviços de suporte às atividades de tratamento aduaneiro e tem o objetivo de cobrir os custos com o processo de recebimento dos objetos, inspeção de raio X, armazenagem, recolhimento e repasse dos impostos (quando houver), comunicação com destinatário e remetente, além da devolução da encomenda quando o destinatário não realiza o pagamento dos tributos. Com o novo modelo de importação implantado, todas as encomendas internacionais estão sujeitas à cobrança do serviço. O Despacho Postal é pago no ambiente Minhas Importações.

Quem pode utilizar este serviço?

Todas as encomendas recebidas no Brasil, independentemente de serem tributadas, estão sujeitas à cobrança deste serviço.

Despacho Postal é pago no ambiente Minhas Importações, disponível no site dos Correios. Acompanhe as informações de pagamento pelo sistema de Rastreamento de Encomendas.

Como realizar?

Consulte seu código de rastreio pelo sistema de Rastreamento de Encomendas clicando aqui, dos Correios.

 

1. Na página que abrir, digite no campo, o seu código de rastreio:

 

2. Ao retornar a pesquisa, se caso sua encomenda constar a informação conforme abaixo, com status de "aguardando pagamento de despacho postal", você precisará realizar o pagamento para liberação da encomenda junto aos Correios. Para isso, basta clicar em pagar conforme imagem abaixo:

 

 

3. Na próxima etapa, caso ainda não tenha cadastro no sistema dos Correios, precisará criar o seu acesso, clicando em "Cadastrar-se no idCorreios", conforme imagem abaixo, caso já tenha cadastro, basta logar-se.

 

4. Ao logar na plataforma, basta que você consulte o seu código de rastreio no campo superior, e logo abaixo aparecerá a opção de pagamento do despacho, clicando no ícone com um símbolo de cifrão ($):

 

5. Na próxima etapa, marque a caixa abaixo para habilitar as opções de pagamento.

Ps.: O valor de Despacho Postal será sempre fixo no valor de R$ 15,00

 

6. Com a caixa selecionada, aparecerão as opções de pagamento, que pode ser via cartões de crédito ou boleto bancário. Escolha a melhor forma para você. Lembrando que boleto bancário levará de 1 a 2 dias úteis para ser reconhecido o pagamento.

 

6.1 Caso seja por cartão, selecione a bandeira respectiva do seu cartão e preencha os dados, e finalmente em concluir pagamento.

 

6.2 Caso seja Boleto Bancário a opção desejada, clique na imagem do boleto e posteriormente em GERAR BOLETO BANCÁRIO logo abaixo:

Ao gerar o boleto, basta realizar o pagamento pelo seu aplicativo bancário, lotéricas ou banco de sua preferência. Lembrando que nesse caso, o status da encomenda só será atualizado após o processamento e confirmação do pagamento, que podem levar de 1 a 2 dias úteis. 

 

7. Após realizar todos os procedimentos acima, o status da sua encomenda no sistema de rastreio dos Correios aparecerá diferente, mostrando que seu pagamento foi identificado e a encomenda foi liberada:

 Verifique na imagem exemplo abaixo, como aparecerá seu código após a confirmação do pagamento, ao ser consultado no sistema de Rastreamento de Encomendas clicando aqui, dos Correios:


 

Pronto!

Agora é só aguardar!

E a próxima atualização será de Encomenda Entregue. Em breve você estará recebendo em sua residência e desfrutando da sua encomenda!